Orquestra Uberlandense de Viola Caipira faz homenagem ao aniversário da cidade

Casa lotada e muita emoção marcaram a apresentação da Orquestra Uberlandense de Viola Caipira em comemoração aos 129 anos que Uberlândia completos na data de hoje (31). O concerto aconteceu gratuitamente para a população e é uma realização da Prefeitura Municipal para fomentar as diversas práticas culturais em Uberlândia.

Com o repertório repleto de clássicos da música sertaneja raiz, como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco e o grande cantor e compositor mineiro Goiá, o show também contou com um toque de modernidade. A música ‘Flor e o beija-flor’, sucesso da dupla Henrique e Juliano, foi apresentada ao público que se emocionou e cantou junto com a orquestra durante todo o espetáculo.

José Divino, de 70 anos é fã e amigo dos músicos da orquestra. Para ele, perder uma apresentação como esta é impensável. “Achei uma ótima ideia para comemorar o aniversário da cidade. O som de viola eleva a alma, é muito rico de sentimento. Acompanho a orquestra há anos e não perco um show, que sempre são incríveis”, relata.

A escritora e poetisa Marilin Manrique é natural de São Luís de Montes Belos (GO), mas mora em Uberlândia desde 1969. A uberlandina acompanhou as comemorações do aniversário da cidade. “Esses eventos propiciam à comunidade oportunidades de admirar a arte que é feita aqui. São muitos artistas que possuem um talento que não pode ficar escondido e precisa ser admirado. Assim, conseguimos participar mais da cidade”, afirma.

Marilin assistiu ao espetáculo com a amiga Lucilaine de Fátima, escritora e professora em Uberlândia. Após ter frequentado aulas de violão com o regente da orquestra, o Bira, não perde uma apresentação dos músicos. “Gosto muito do som da viola e sou apreciadora da Orquestra de Viola. Admiro muito o trabalho deles e fico emocionada com essa comemoração dos 129 anos da cidade, foi muito bonito”, conta.

Também presente no teatro, a secretária de cultura celebra a parceria entre a Orquestra Uberlandense de Viola Caipira e a Prefeitura. “Esse é um dos eventos que encerra toda a nossa programação especial para o aniversário. É um prazer imenso ter o grupo e o professor Bira como parceiros da secretaria de cultura para levar o melhor da música de raiz para a população”, afirma Mônica Debs.

A Orquestra

Criada em 2007 por Ubirajara Silva (Bira), coordenador, diretor musical e arranjador, a Orquestra Uberlandense de Viola Caipira é composta por 12 músicos, distribuídos entre violas, violão, baixolão, percussões e efeitos. O objetivo do grupo é continuar a divulgação da música raiz nas cidades da região com um repertório apurado, preservando a história desse estilo musical.

24 comentários em “Orquestra Uberlandense de Viola Caipira faz homenagem ao aniversário da cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.