Com seis mil inscritos, Cities é aberto em Uberlândia

Uberlândia inova mais uma vez ao realizar, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), o primeiro Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities). A abertura do megaevento aconteceu nesta manhã, no espaço Casa Garcia, bairro Granja Marileusa, com a presença de autoridades, empresários, pesquisadores e estudantes. O prefeito Odelmo Leão também participou da solenidade, bem como o vice-prefeito, Paulo Sérgio Ferreira, e outros secretários municipais. A prefeitura é uma das parceiras da iniciativa, que já contabiliza mais de seis mil inscritos.

Durante a solenidade de abertura, o chefe do Executivo municipal ressaltou o pioneirismo e as vocações de Uberlândia. “Realizar um evento deste porte na cidade é reflexo do potencial de nosso povo, que é quem faz acontecer. São esses jovens, empresários e estudantes que nos orgulham ao pensar no futuro sem deixar de olhar o presente e o passado”, observou Odelmo Leão.

O prefeito também frisou que o Cities não acontece por acaso. O congresso vem para reforçar a importância do ecossistema produtivo e tecnológico existente no município, capaz de propiciar constante interesse de investidores e pesquisadores de diferentes áreas. Odelmo Leão também citou alguns dos trabalhos pioneiros promovidos pela esfera pública e como esses projetos são essenciais para garantir melhorias na qualidade de vida da população. “Estamos construindo, por exemplo, a maior obra de saneamento do Brasil, que já está mais de 35% concretizada. Quando pronta, será capaz de fornecer água para mais de dois milhões e meio de habitantes. Isso é olhar para frente, enxergar nossas potencialidades”, disse.

Inovar para desenvolver

O Cities tem por objetivo gerar inspirações, conhecimentos, conexões, networking e oportunidades para empresas, especialistas, governo, empreendedores, acadêmicos, pesquisadores, investidores e instituições.

As atividades acontecem em vários espaços no bairro Granja Marileusa. São dezenas de palestras, stands de inovação e tecnologia, praça de alimentação, oficinas de capacitação, aulas, apresentações culturais, feiras e várias outras atrações.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Dilson Dalpiaz, explicou que a realização do evento é o resultado do perfil visionário do governo, empresas e entidades, que de modo conjunto transformaram o projeto em realidade. “Uberlândia é referência em inovação porque pensa, planeja e pratica. O estilo da cidade se molda com trabalho conjunto, competência, expertise e entusiasmo. Isso é fruto da soma de várias competências. Estamos sempre aptos a olhar para frente”, comentou.

Dilson também dará sua contribuição ao congresso, logo mais às 18h30, ao lado do secretário de Gestão Estratégica, Raphael Leles. Os dois abordarão as estratégias de desenvolvimento de Uberlândia no espaço Casa Garcia.

Juventude marca presença

Neste primeiro dia de atividades, investidores, pesquisadores e empresários, bem como milhares de estudantes de níveis fundamental, médio e universitário participaram do evento. Uma delas é Ingrid da Silva Pacheco, aluna de engenharia ambiental. Ela vê o Cities como uma oportunidade única para ampliar seus conhecimentos obtidos na faculdade. “A parte de tecnologia e inovação é muito importante para nós que somos estudantes. Na universidade, vemos muito a parte acadêmica, mas essa é uma oportunidade de conhecer mais. Também quero levar o aprendizado daqui direto para a empresa júnior que atuo”, explicou.

A visão jovem e conectada também é uma das apostas do Munícipio para o fomento ao desenvolvimento. Com o objetivo de colocar Uberlândia de forma definitiva no mapa nacional de inovação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) lançou, no mês passado, o inédito Censo do Ecossistema de Inovação de Uberlândia 2017. Para a primeira edição da pesquisa, a secretaria criou um formulário online para levantar todos os atores e organizações que atuam e interagem na cidade com foco em projetos e negócios. Logo mais, às 14h, o diretor de Inovação da prefeitura, Gustavo Maierá, apresentará o resultado desse trabalho. Ao lado de Fabiano Alves, presidente do Comitê de Inovação do Coden e analista do Sebrae, fará o lançamento do Branding do Ecossistema de Inovação.

Fique ligado!

O quê: Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities)
Onde: Bairro Granja Marileusa
Quando: 9 e 10 de agosto
Informações em tempo real: https://www.facebook.com/citiesbrasil
Acesse www.citiesbrasil.com e confira a programação.

Um comentário em “Com seis mil inscritos, Cities é aberto em Uberlândia

  • 14/08/2017 em 17:31
    Permalink

    Hi, Neat post. There is a problem along with your website in internet explorer, would check this?K IE nonetheless is the market chief and a good element of folks will omit your magnificent writing because of this problem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.